O festival internacional Magos da Guitarra assenta no conceito de virtuosismo da guitarra, sem se limitar a um género musical específico. Sendo o maior festival de guitarra em Portugal, reúne artistas de diversas geografias e estilos, reforçando a multiplicidade cultural que o define. A edição de 2025 prolonga-se por cinco fins-de-semana e reforça a sua identidade com o lema "um festival para um território".
Aritmijá é composto pelos guitarristas e compositores Tilen Stepišnik e Šemsudin Dino Džopa de Liubliana, Eslovénia. Formados em 2002, desenvolveram desde então um estilo único, que pode ser descrita como música do mundo, abrangendo géneros como o rock, o jazz, o flamenco, a música clássica e música étnica dos Balcãs, que se distingue pelo uso de métrica irregular, compassos como 7/8 e 08/09. São precisamente estas assinaturas de compasso irregulares que fornecem a base rítmica para a maioria das composições originais de Aritmija. O tempo assimétrico motivou a ideia do nome da banda Aritmija (arritmia: uma alteração do ritmo).
Aritmija lançou 2 CDs com um grupo maior de músicos, Gonilna sila (2007) e Aritmija ao vivo (2010), e 2 CDs como duo de guitarras, Ulica (2012) e 20 (2023). Realizaram mais de 600 concertos na Eslovénia e no estrangeiro: Suíça, França, Itália, Reino Unido, Áustria, Alemanha, Índia, Uzbequistão.
Alguns dos locais incluem os festivais internacionais TTF Rudolstadt (DE), Madame Guitar Festival (IT), Uhuru (CH), Open Eye Festival (CH), FIMU (FR), Tunnel Vienna Live (AT), Gomad Festival (Ooty, Índia), National Gallery of Modern Art (Mumbai, Índia), India Habitat Centre (Nova Deli, Índia), teatro ao ar livre Križanke (Ljubljana, SI) etc.